No último domingo, dia 7 de agosto, bolivianos, haitianos, peruanos e venezuelanos se reuniram para saber mais sobre seus direitos. A tarde de diálogo contou com a abertura das atividades realizada por Patrícia Lima, presidente do Instituto Trabalho Decente. Depois, ocorreu uma exposição de Flávio Rodrigo, assistente social do Serviço de Referência ao Imigrante, Refugiado e Apátrida da Prefeitura Municipal de Campinas que falou sobre acesso a serviços públicos.
E para encerrar as atividades, Carla Aparecida Silva Aguilar, gerente e assistente social do CAMI - Centro de Apoio ao e Pastoral do Migrante, conduziu a discussão sobre direitos dos imigrantes, de forma interativa.
Na ocasião, também foram levantadas informações sobre a perspectiva dos imigrantes em relação ao acesso aos serviços públicos e ao trabalho decente. Essas informações serão sistematizadas e apresentadas para a gestão municipal e outros atores locais como estratégia de melhorar o acesso a serviços públicos e construir estratégias de inclusão no mundo do trabalho pelo trabalho decente.
A tarde de domingo se transformou em momento de famílias imigrantes tirarem dúvidas sobre temas fundamentais, especialmente sobre o mundo do trabalho.
A atividade fez parte da programação do evento Integra Campinas - Festa das Nações, que ocorreu no Clube da Vila Teixeira, realizado pelo Clube da Vila Teixeira, juntamente com a Alameda dos Estrangeiros, o Conselho de Moradores e Comerciantes de Campinas e apoio do Instituto Trabalho Decente. O evento, voltado a promover a integração cultural entre imigrantes e os cidadãos de Campinas, contou com comidas típicas de vários países e apresentações culturais. Para apoiar os financeiramente imigrantes que participaram do evento comercializando alimentos, o ITD comprou deles o lanche fornecido aos imigrantes que participaram da roda de conversa.
Por: Patrícia Lacerda Trindade de Lima